Algo Azul

Postado por Jusi Andrett em Noivas 0 Comentários

Queridas noivas e amigas!

Quem está prestes a casar já deve estar por dentro de algumas tradições, simbolismos e simpatias que fazem parte da cerimônia do casamento. Usar vestido branco, jogar arroz nos noivos, não ver a noiva antes da cerimônia, jogar o buquê… estes você já conhece bem.

Existe um costume, no entanto, que vem do século XIX, super tradicional em alguns lugares, mas não muito difundido aqui no Brasil, e que pra mim, particularmente, é muito especial*. Você sabia que toda noiva deve usar algo azul no casamento? Sim, essa tradição existe e tem origem na Inglaterra. Talvez você até já tenha ouvido falar do ditado: “something old, something new, something borrowed, something blue.” Significa: “algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul.”

Na História, durante séculos, a cor azul esteve relacionada a casamentos. Na Roma antiga, as noivas usavam azul como símbolo de amor e fidelidade. A Virgem Maria foi, muitas vezes, representada em azul, associando a cor à pureza, e, até o século XIX, o azul era uma cor popular para vestidos de casamento. 

Com o passar do tempo, a tradição mudou, o vestido virou branco e o azul passou a ser adotado em alguns detalhes, podendo ser visto em uma fita no vestido da noiva, na cor do sapato, nas flores do buquê e até mesmo na roupa do noivo. O anel de noivado da princesa Diana, que hoje pertence à Kate Middleton, por exemplo, tem a pedra azul no centro. A cor azul é clássica e está sempre entre as tendências. Na cartela da Pantone ela sempre vem repaginada, com outros tons e nomes.

 

Image
Image

Mesmo que o azul não combine com a sua decoração, sempre vale a pena investir em uma tradição que traz sorte ao casamento. Você e seu noivo poderiam usar roupa íntima azul ou algum outro detalhe escondido. E esse poderia ser um segredinho entre vocês. 😉

Além de significar amor, pureza e fidelidade, o objeto azul também representa proteção contra o mau-olhado, o que é sempre importante, principalmente nesse dia tão especial, o dia do seu casamento!

Ainda em dúvidas quanto a cor azul? Dá uma olhada nas imagens abaixo e diga SIM a essa tradição.

Tags: azul, noivas


0 Comentários(Comentar)